Coordenador : Domingos Barros Nobre
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 388997.2201.85247.24022023
Departamento/Setor: DED
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O Curso Maré de Saberes atende a 40 educandos que são jovens e adultos moradores de comunidades tradicionais caiçaras de Angra dos Reis e Parati. A pesquisa envolve 12 educadores da Equipe do Mesoterritório Rio de Janeiro do Projeto Redes (OTSS/FCT/IEAR/UFF)
Local de atuação: IEAR/UFF
Objetivo
Objetivo Geral: a. Promover acompanhamento pedagógico dos 40 educandos do Curso Maré de Saberes (Projeto Redes/IEAR/UFF) que possibilitará contribuir com as comunidades tradicionais pesqueiras para a sua permanência nos territórios de atuação do Projeto Redes de Educação Ambiental na região da Costa Verde. b. Mapear através de Pesquisa qualitativa, o acesso à educação nas comunidades dos 2 municípios e levantar os espaços (escolares ou não) onde há Educação Diferenciada nas comunidades em que o IEAR/UFF atua, para subsidiar os Coletivos de Apoio à Educação Diferenciada de Angra dos Reis e Paraty, do FCT, em conjunto com os 12 educadores da Equipe do Mesoterritório RJ, do Redes. c. Elaborar uma publicação com a síntese desse processo formativo Objetivos Específicos: a) Contribuir na formação de 40 educadores/lideranças de Angra dos Reis e Parati, na gestão socioambiental de seus territórios, fortalecendo o direito dos povos e comunidades tradicionais de definir suas próprias prioridades; 2. Qualificar a participação de 40 educadores/lideranças de Angra dos Reis e Parati, nas esferas governamentais, não- governamentais e comunitárias; 3. Apresentar a filosofia e metodologia da Pedagogia da Alternância e sua importância no debate sobre Educação Diferenciada nos territórios.
Resumo
Em 2020, foi iniciada a segunda fase do PEA Costa Verde - Projeto de Educação Ambiental que foi renomeado de Projeto Redes – Tecendo Saberes, Construindo Autonomia (OTSS/FCT/UFF/UNESP). OTSS - Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis; FCT - Forum de Comunidades Tradicionais. O Redes é o resultado de uma condicionante exigida pelo licenciamento ambiental federal, fiscalizada pelo IBAMA e executada pela Petrobrás, e, também, uma política pública conquistada por comunidades tradicionais pesqueiras que sofrem impactos ambientais, sociais e econômicos causados por empreendimentos de extração de petróleo e gás natural no litoral sul do Rio de Janeiro. Seu principal objetivo é fortalecer, por meio de processos formativos, a organização social, política e econômica destas comunidades de forma a contribuir para sua participação ativa na gestão socioambiental e para sua permanência nos territórios onde vivem. Este projeto Educação Diferenciada nas Escolas do Território (IEAR/UFF), objetiva acompanhar e subsidiar a atuação dos Coletivos de Apoio à Educação Diferenciada de Angra dos Reis e Paraty (RJ) do Projeto Redes (OTSS/FCT/UFF/UNESP) na sua capacidade de incidência na formulação de políticas públicas locais, com dados de pesquisas qualitativas sobre educação diferenciada nas comunidades atendidas assim como, apoiar as ações formativas do Curso Maré de Saberes (Projeto Redes), com a Turma do Rio de Janeiro (Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba) desenvolvido no IEAR/UFF. As questões extensionistas centrais são: Como os Coletivos podem melhor incidir na formulação de políticas públicas locais de Educação Diferenciada ? Como contribuir no processo formativo do Curso Maré de Saberes?